Avaliação de emissões atmosféricas


A GTAR é uma empresa altamente capacitada para identificar e quantificar a mais diversificada gama de poluentes enviados para a atmosfera por meio de dutos ou chaminés industriais como, por exemplo, o monitoramento continuo instalados nas fontes de emissões.
Esses monitoramentos é um procedimento utilizado para que se possa avaliar as características dos efluentes gasosos emitidos dos mais diversos processos produtivos ou empreendimentos que envie suas emissões para a atmosfera.


Amostragem de chaminés


O nosso trabalho de amostragem em chaminés, consiste em coletar um determinado volume de gás, e, após análise laboratorial, quantificar o poluente amostrado e por meio de cálculos específicos, determinar a emissão total da fonte geradora.
Para se ter um resultado confiável, é necessário ter conhecimento prévio da fonte a ser avaliada, bem como do processo industrial, os possíveis poluentes enviados à atmosfera e outras informações que serão importantes na escolha da metodologia e do equipamento adequado para a realização das amostragens.
Por essa razão, a GTAR oferece a seus clientes um quadro de funcionários técnicos, capacitados e sempre atualizados nas normas dos órgãos ambientais.

 

Material Particulado - MP


São partículas finas encontradas em suspensão em um gás. Fontes de material particulado podem ser naturais ou antropogênicas, entre as fontes naturais estão os vulcões, poeiras e incêndios em florestas. As maiores fontes antropogênicas são as queimas de combustíveis fósseis em motores de combustão interna de veículos, termoelétricas, indústrias, poeiras de construção e de áreas onde a vegetação natural foi removida. A composição dos materiais particulados depende da fonte poluidora.

 

Óxidos de enxofre – Sox


É um gás incolor, tóxico, de cheiro forte e se desprende em quase todo processo de combustão. É encontrado em todo tipo de resíduo, muitas vezes em pequenas quantidades e principal causador da chuva ácida. O enxofre pode ser encontrado em concentrações maiores, por exemplo, na borracha, inseticidas e fungicidas.
Portanto, quando os resíduos possuem concentração maior desse elemento, há necessidade de controlá-lo por meio de lavador de gases.


Oxidos de Nitrogênio – Nox


Ocorrem sob a forma de seis compostos estáveis e um instável. Para fins de análises atmosféricas de equipamento de combustão, somente o óxido nítrico (NO) será relevante. Este é formado nas regiões de alta temperatura do processo, na presença de nitrogênio e oxigênio. Já o dióxido de nitrogênio (NO2), se forma na atmosfera ou em regiões de baixa temperatura do processo, a partir do óxido nítrico, sendo que os outros compostos do óxido ocorrem em concentrações de equilíbrio extremamente baixas.


Hidrocarbonetos e hidrocarbonetos halogenados


Determinações de hidrocarbonetos voláteis, benzeno, tolueno xileno (BTX) e outros de acordo com a metodologia USEPA 0030. Os hidrocarbonetos semi voláteis incluindo os PAH hidrocarbonetos poli-aromaticos são determinados pela metodologia USEPA 0030.
Dioxinas e Furanos Hidrocarboneto tóxicos e congêneres de dioxinas e furanos – PCDD são determinados pelo metoldogia US EPA 23 ou pela metodogia EU 1947.


Gases Ácidos - HCl , HF e HCN


Em meio a compostos químicos que dominam essas substâncias com importância para a poluição do ar, enfatiza-se o cloro, o fluoreto de hidrogênio e o cloreto de hidrogênio. Dentre estes se aponta a ação tóxica e acumulativa do fluor sobre os vegetais.


Amostragem de metais


Os metais são amostrados com coleta isocinética e de acordo com sua toxicidade são classificados da seguinte forma:

  • Metais Classe 1: cádmio (Cd); mercúrio (Hg); tálio (Tl);
  • Metais Classe 2: arsênio (As); cobalto (Co); níquel (Ni); telúrio (Te); selênio (Se);
  • Metais Classe 3: antimônio (Sb); Chumbo (Pb); cromo (Cr); cobre (Cu); estanho (Sn); manganês (Mn); platina (Pt); paládio (Pd); ródio (Rh); vanádio (V).

 

Amostragem Isocinética


Para a idealização deste tipo de amostragens são imprescindíveis várias informações, como:

  • Em que local deve ser executado a medição;
  • Localização dos orifícios na seção transversal da chaminé para introdução da sonda;
  • Local para construir uma plataforma de segurança no ponto de medição;
  • Quantidade de pontos de coleta serão necessários na seção transversal selecionada.
  • Tal amostragem também é utilizada para a coleta de metais.

A amostragem isocinetica é o processo empregado para definir as emissões de material particulado e utiliza os critérios de amostragem estabelecidos pelo método US-EPA 5 ABNT/NBR 12019/90 - MB 3355 Efluentes gasosos em dutos e chaminés de fontes estacionárias - determinação de material particulado.
Em cada ponto para determinação de gases deverão ser instaladas 2 bocas de amostragem com 100 mm (4") de diâmetro interno ortogonais entre si e em trecho de fluxo estável. Os pontos de amostragem deverão ser localizados de acordo com a Norma Brasileira ABNT 1202 -NBR 10700 e NBR 10701. 
As bocas de amostragem deverão estar providas de plataforma para acesso e a tampa flangeada deverá estar preferencialmente localizada a 8 diâmetros após a entrada dos gases no duto e 2 diâmetros antes do topo da chaminé. Se o duto for retangular o número de furos será estabelecido conforme a norma NBR-ABNT 10701.

 

 

Página Inicial