Avaliação de poeira e gases Avaliação de poeiras e gases em ambientes internos para emissão de relatório para a área de segurança e medicina do trabalho.
Avaliação de ruído Avaliação de ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade. Medições em SPL, LEQ, MAXL, MINL e frequência de 31,5 Hz a 8Hz através do equipamento de medição (decibelímetro), de acordo com a NBR 10151:1987. Avaliação de Sistema Um sistema de controle das emissões atmosféricas ou poluição do ar deve seguir as normas de emissões dos órgãos ambientais e também estar permanentemente em boas condições. Normas de operação e manutenção devem ser revistas, trocas adequadas de componentes e até mesmo modificações no projeto podem ser necessárias. A operação inadequada e a manutenção imprópria podem levar a uma falsa impressão de bom funcionamento. Ao invés disso, simplesmente se joga energia fora sem aproveitamento, energia que se utilizada, também compensaria o custo e o valor do investimento na implantação do sistema. Para comprovarmos a eficiência do sistema implantado devemos seguir alguns passos:
PMEA Plano de Monitoramento das Emissões Atmosfericas (PMEA) O Plano de Monitoramento das Emissões Atmosféricas (PMEA) é um relatório técnico, onde são caracterizados os processos industriais e suas fontes de emissões atmosféricas. O Plano de Monitoramento das Emissões Atmosféricas (PMEA) é um documento elaborado antes de se realizar as amostragens das fontes a serem avaliadas e devem constar a seguintes informações:
Elaboração de Projetos A quantidade e qualidade dos poluentes emitidos por este tipo de fonte dependem de vários fatores relacionados à fabricação. As matérias-primas e combustíveis envolvidos no processo, a eficiência do processo, o produto fabricado e o grau de medidas de controle de emissões influem diretamente no tipo e concentração do poluente expelido. Devemos observar que o equipamento de controle de poluição do ar (ECP) funciona apenas na retenção do poluente após geração, não eliminando totalmente sua emissão. Para que isto ocorra devemos observar o processo e operação industrial e implantar medidas de prevenção a poluição como: utilização de operações contínuas automáticas, uso de sistemas completamente fechados, condensação e reutilização de vapores (indústria petrolífera), processos úmidos ao invés de secos, operar com os equipamentos dentro da capacidade nominal, boa operação e manutenção de equipamentos produtivos, mudança de processos, equipamentos e operações, mudança de combustíveis e etc. Os equipamentos de controle são classificados primeiramente em função do estado físico do poluente a ser considerado. Em seguida a classificação envolve diversos parâmetros como mecanismo de controle, uso ou não de água ou outro líquido. A seguir veremos alguns destes ECP’s. Coletores secos
|