Inventário de Fontes

Para a realização de uma campanha de monitoramento de efluentes gasosos em fontes estacionárias (chaminés), inicialmente é necessário o conhecimento prévio do tipo de equipamento a ser avaliado, considerando todo o processo industrial e identificar as possíveis fontes de emissões, quais os equipamentos de controle de poluição se houver, tempo de funcionamento de cada área entre outros dados. É importante o conhecimento prévio das faixas operacionais de cada uma das prováveis fontes de emissões atmosféricas.

No inventário das possíveis fontes de emissão atmosférica, são verificadas as condições operacionais e selecionadas as amostragens para cada duto/chaminé se houver, tempo de funcionamento da fonte, de modo que atendam as condições de funcionamento que foi apresentado no objeto do licenciamento junto ao órgão competente.

Para selecionar os parâmetros que deverão ser amostrados, é importante definir os métodos de coleta e análise em função do tipo de fonte e a concentração esperada, bem como o conhecimento prévio dos limites de detecção dos métodos selecionados para possibilitar a quantificação da concentração.

Para a execução das amostragens, os dutos e chaminés deverão ser adequados para atender normas técnicas especificas de monitoramento de efluentes gasosos, que estabelecem os locais de posicionamento dos bocais de coletas, condições de fluxo, montagem de plataforma, etc.

Vale ressaltar que o inventário é um estudo detalho de todas as possíveis fontes de emissões gasosas da empresa, não se limitando aos dutos e chaminés.

 

Página Inicial